Meio Ambiente e Clima

A corrupção no setor ambiental ameaça seriamente a capacidade do Brasil de atingir um desenvolvimento sustentável. A Transparência Internacional – Brasil busca contribuir com a agenda ambiental agregando conhecimento sobre esquemas de corrupção que afetam amplamente os desafios socioambientais, principalmente em áreas sensíveis como o licenciamento ambiental, registro de terras, indústria extrativa, grandes obras de infraestrutura e o financiamento climático.

O histórico de atuação da Transparência Internacional nesta área, em âmbito global, desde a promoção da Iniciativa de Transparência nas Indústrias Extrativas até o Programa de Integridade em Financiamento Climático, é uma referência para a atuação no Brasil. As metas são, de um lado, a melhoria dos marcos regulatórios, procedimentos e capacidade institucional de órgãos públicos e, de outro, a mudança de comportamento dos agentes privados.

Para gerar uma mudança efetiva e sustentável é preciso identificar claramente as reformas necessárias e assegurar amplo apoio do setor público e outras partes envolvidas (empresas, comunidades, imprensa, entre outros) na implementação dessas mudanças.

Páginas especiais

Publicações relacionadas

Através da análise de casos reais que ocorreram no Brasil, foram identificadas as principais práticas de corrupção que impactam o enfrentamento das mudanças climáticas e elaboradas recomendações para reduzir esses riscos.

Para entender mais um ano em que o Brasil não conseguiu avançar no combate à corrupção é necessário olhar para os principais fatos que interferiram essa agenda no país no país.

Posts relacionados

Para reconstruir o desmanche sem precedentes na estrutura anticorrupção do Brasil, na governança ambiental e nas políticas sociais serão necessários amplos esforços de toda a sociedade 
Em debate promovido pela Transparência Internacional - Brasil, especialistas discutiram como reverter os desmanches promovidos nos últimos quatro anos