Ir para o topo

Compartilhe

Novas Medidas contra a Corrupção e sua relevância para temas socioambientais

capa_pp-nms-ambientais

O estudo que a Transparência Internacional – Brasil lança hoje analisa como medidas anticorrupção podem contribuir para outra importante pauta da sociedade: a agenda socioambiental.

A corrupção é um problema complexo e estrutural do nosso país. E sua interferência na formulação de leis, na estrutura das instituições e na capacidade do Estado em enfrentar os crimes ambientais ilustra como é importante olharmos para esses dois temas de forma integrada.

“Novas Medidas contra a Corrupção e sua relevância para temas socioambientais” foi construído para contribuir com o debate de reformas legislativas no Brasil e promover o encontro das agendas socioambiental e anticorrupção, cuja conexão nem sempre é evidente.

policy paper selecionou dez propostas apresentadas nas Novas Medidas contra a Corrupção e apontou seu alto potencial para também contribuir com questões socioambientais, como a exploração de recursos naturais, a proteção de defensores ambientais e até a formulação de leis e políticas públicas. O estudo se dividiu em cinco eixos temáticos, com foco maior nas medidas preventivas.

Outras publicações