Ir para o topo

Compartilhe

Publicação anticorrupção

Corpo de Baile

Em 1956, dez anos após sua estreia na literatura, João Guimarães Rosa lançou a obra Corpo de Baile em 2 volumes com 7 novelas, que mais tarde iriam ser distribuídos em 3 volumes. Agora, a Global Editora junta todo o conteúdo de Corpo de Baile em um box com arte exclusiva, além de todos os livros contarem com novo projeto gráfico, capas e textos de apoio por renomados especialistas.

A coletânea reúne os seguintes livros: Manuelzão e Miguilim, composto por duas novelas: “Campo Geral” e “Uma Estória de Amor”. A primeira explora o mundo pelos olhos do menino Miguilim e seu cotidiano no seio de uma família sertaneja. Já na segunda história, a prosa rosiana nos conduz às reflexões que brotam do coração sofrido do vaqueiro Manuelzão, cuja aflição tem início na festa que marca a inauguração de uma capela que ele constrói em memória de sua mãe.

 No Urubuquaquá, No Pinhém, segundo livro que compõe o box, conta com a novela “O Recado do Morro”, onde o leitor acompanha a trajetória de cinco homens enquanto eles realizam uma travessia e vão encontrando pessoas que mudam a maneira como eles veem a si mesmos e o mundo. Já no conto “Cara-de-Bronze”, o leitor vê um forasteiro chegar à fazendo de Urubuquaquá e pegar para si a missão de fazer um retrato do velho fazendeiro apelidado de Cara-de-Bronze, o que se prova ser uma tarefa mais difícil do que o esperado. E, por fim, “A História de Lélio e Lina” mostra Lélio que, ansiando por uma mulher, aporta ao Pinhém. Nessa fazenda, é com dona Rosalina que Lélio estabelece uma sincera e profunda amizade, e acaba recebendo repostas a perguntas ainda não formuladas.

Por ultimo, o box fica completo com Noites do Sertão, que conta com duas novelas. Em “Dão-Lalalão, o leitor acompanha o redemoinho de sentimentos de Soropita, um homem rural que, em meio às suas aventuras na noite de sua cidade, acaba se apaixonando por Doralda, uma prostituta. Quando ele decide se casar com ela, desenrola-se um dilema na vida do personagem, que opta por se mudar de cidade. Já a novela “Buriti” explora as relações que se estabelecem entre membros de uma mesma família que residem na fazenda “Buriti Bom“.

Autores

Outras publicações