O Povo Brasileiro é uma obra do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro, lançada em 1995, que aborda a história da formação do povo brasileiro.
O livro trata das matrizes culturais e dos mecanismos de formação étnica e cultural do povo brasileiro.
No prefácio da primeira edição, de 1995, Darcy Ribeiro afirma que escrever este livro “foi o maior desafio” que se propôs. Demorou 30 anos para escreve-lo. Segundo Darcy, o livro unifica uma teoria de base empírica de classes sociais no brasil e na américa latina; uma tipologia das formas de exercício do poder e de militância política; e uma teoria de cultura.
No quarto capítulo do livro, o autor apresenta em subseções cinco “brasis” distintos:
Trate-se da obra final do autor publicada antes de sua morte. É revestida de opiniões e impressões formadas pela experiência da vida do autor. O livro apresenta as formas através das quais a empresa “Brasil” moldou as zonas de habitação humana no território nacional e sua influência na miscigenação das 3 matrizes básicas formadoras do brasileiro.
Foi escrito em Maricá, cidade do litoral do Rio de Janeiro, para onde Darcy Ribeiro fugiu, abandonando o hospital em que estava internado e, segundo suas próprias palavras no prefácio do livro, “na iminência de morrer sem concluí‐lo”, tendo sido esta obra o seu maior desafio.
A Rede Brasileira de Estudos e Práticas Anticorrupção é uma iniciativa da Transparência Internacional – Brasil com patrocínio da Fundação Konrad Adenauer.
Exceto quando indicado de outra forma, o conteúdo deste site é distribuído sob uma licença CC BY-ND 4.0.